Como Organizar um Bar Mitzvah

Fonte: Casa de Festas Spazio Itanhangá

Para pais e filhos judeus, organizar um bar mitzvah pode ser um desafio. Afinal, muita gente não conhece o evento e alguns lugares simplesmente não os realizam, por não ter estrutura adequada para um evento tão grande. Por isso, veja aqui como organizar um bar mitzvah.

Como organizar um bar mitzvahFonte: Spazio Itanhangá.

O que é o bar mitzvah?

“Bar mitzvah” significa filho da lei ou mandamento, em hebraico. Também significa uma importante fase da vida dos jovens judeus. Quando os meninos completam 13 anos e as meninas 12 (bat-mitzvah), eles alcançam a maioridade religiosa e novas responsabilidades perante a comunidade. Desse dia em diante, eles passam a ser responsáveis por seus atos e decisões, e não podem mais atribuir suas escolhas aos pais.

Quando completam 10 anos, as meninas começam um curso preparatório para o bat-mitzvah. Para os meninos, o curso começa aos 11 anos. O curso exige dedicação e disciplina, principalmente para os meninos, que precisam aprender a ler em hebraico, para recitar parte de alguns textos sagrados nessa língua durante a cerimônia. O curso também possui outras partes, com conteúdos diversos, muito relacionados à ética, responsabilidade social, filosofia, dentre outros temas. As crianças também se aprofundam no estudo da religião, com aulas que as fazem refletir e interpretar as leis de acordo com sua consciência. Tudo isso para formar cidadãos cada vez melhores.

O bar mitzvah tem uma simbologia muito forte para os judeus e merece respeito. Por isso, para realizar um evento desse tipo, é preciso procurar uma casa de festas adequada e que ajude na organização, o que não é muito comum ainda.

O bar mitzvah tem uma simbologia muito forte para os judeus e merece respeito.Fonte: Spazio Itanhangá.

Como organizar um bar mitzvah?

A parte religiosa do bar mitzvah acontece na sinagoga e é organizada pela família, em parceria com o rabino e a administração do espaço, em horários especiais, dentro dos costumes e tradições da religião judaica. Já a comemoração acontece em um lugar próprio, que pode ser na casa da família ou então em um salão ou casa de festas.

VEJA TAMBÉM:  Novo Salão Lounge da Spazio Itanhangá

Como em qualquer outra festa, é preciso achar um lugar adequado, montar um cardápio, providenciar a decoração… o bar mitzvah costuma ser uma festa bastante luxuosa, mas que não coloca a religiosidade de lado e tem ganhado ares de modernidade nos últimos tempos, tendo em vista que a garotada tem preferido o estilo “balada” para comemorar a chegada a uma fase mais madura da vida.

É interessante, na hora de organizar um bar mitzvah, procurar o local com antecedência, para achar um com que o adolescente se identifique, além de buscar opções de cardápios e decorações de festa adequados, e decidir que estilo seguir. Além disso, contratar uma assessoria cerimonial é sempre uma boa ideia tendo em vista que a festa, apesar de tradicional, também passa por constantes mudanças. E ter uma assessoria cerimonial apoiando a organização do bar mitzvah torna tudo muito mais fácil.

Decoração de bar mitzvahFonte: Spazio Itanhangá.

O cardápio para bar mitzvah pode ser moderno, porém inspirado na gastronomia judaica, que é bastante saborosa, variada e inclui uma série de grãos, carnes e temperos maravilhosos. No entanto, pode ser necessário o buffet se adaptar para realizar o evento, tendo em vista que é preciso levar em conta os preceitos e proibições da religião. Para quem gosta de inovar no cardápio, uma boa ideia é adicionar alguns doces inspirados nessa culinária incrível junto aos doces mais tradicionais.

O bar mitzvah é uma festa grande e bastante animada, pois conta com toda a família, amigos e uma boa parte da comunidade religiosa do homenageado. Por isso, vale a pena investir em uma decoração de festa bem bonita e numa pista de dança, comandada por um DJ ou banda. Os jovens adoram e os adultos também podem arriscar alguns passos.

VEJA TAMBÉM:  Como Montar o Cardápio Perfeito para o seu Evento

Comente!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *