Como harmonizar o cardápio com as bebidas em um casamento

Como harmonizar o cardápio com as bebidas em um casamento

A harmonização do cardápio com as bebidas foi uma regra no passado que acabou caindo em desuso com o passar do tempo. Mas, como tudo que já foi moda acaba voltando, combinar comidas e bebidas é algo que agrada sempre muitos casais. Descubra como harmonizar o cardápio com as bebidas em um casamento.

Como harmonizar o cardápio com as bebidas em um casamento

Fonte: Casa de Festas Spazio Itanhangá.

A verdade é que a harmonização da carta de bebidas com o cardápio do casamento é algo que pode demorar quando não se conhece muito sobre o assunto. Quando pensamos em harmonização, geralmente nos vem à cabeça combinar comidas e vinhos, o que pode ser complicado para quem não tem intimidade com enologia.

No entanto, a harmonização pode ser feita com todo tipo de bebida. O real objetivo ao criar tais combinações é preparar o paladar e acentuar os sabores dos pratos, destacando e tornando-os ainda mais gostosos e inesquecíveis.

Para harmonizar o cardápio com as bebidas em um casamento é importante começar pensando no estilo do casamento. É claro que em qualquer casamento um bom espumante sempre cai bem, mas, dependendo do tipo de festa, outras bebidas podem funcionar muito bem. Uísque geralmente é uma bebida com presença garantida em casamentos, especialmente no inverno.

Drinks requintados e elegantes, como Manhattan e Cosmopolitan, combinam bem com casamentos clássicos e é provável que harmonize perfeitamente com o cardápio. Já a caipirinha, uma preferência em casamentos no Rio de Janeiro, é sim uma boa opção para qualquer tipo de evento, mas pode fazer ainda mais sucesso junto a um cardápio simples e inspirado na culinária brasileira.

Comidas e bebidas para casamento

Fonte: Casa de Festas Spazio Itanhangá.

A época do ano do casamento também pode influenciar na escolha das bebidas. No verão, a tendência é optar por um cardápio mais leve e refrescante. Bebidas muito fortes e pesadas podem acabar anulando esses sabores suaves. Dessa forma, vinhos verdes ou rosês tendem a harmonizar melhor com um cardápio de verão.

VEJA TAMBÉM:  Como escolher o fotógrafo de casamento

Já no frio, quando o cardápio é um pouco mais forte e acentuado, as bebidas devem seguir o mesmo estilo. Vinhos tintos e brancos de sabor potente certamente ajudarão a destacar esse cardápio de inverno. Vale lembrar que vinhos tintos combinam bem com carnes e molhos escuros, enquanto o branco harmoniza melhor com carnes e molhos mais claros.

Outra integração perfeita é o serviço de open bar com o de coquetel, que geralmente ocorre para recepcionar os convidados. Drinks clássicos, como Dry Martini, Daiquiri, Margarita ou mesmo o Bloody Mary destacam o sabor dos canapés, carpaccios e tantas outras opções deliciosas que ajudam a compor um coquetel de casamento. Drinks personalizados também podem ser uma opção para combinar com o cardápio do casamento.

Na hora de servir a sobremesa (que pode ser bolo com doces ou algo especial), também é possível harmonizar algumas bebidas com o que será servido. Existem vinhos próprios para acompanhar sobremesas, como é o caso dos vinhos do Porto, Moscatel, Jerez, entre outros. Outras opções que vão bem com sobremesas são os licores e os espumantes.

Cardápio para casamento

Fonte: Casa de Festas Spazio Itanhangá.

Vale ressaltar que, no caso de cardápios de comida regional, é natural que as bebidas da mesma região harmonizem melhor com os pratos. Assim, um buffet de sushis certamente combinará muito bem saquê, o ceviche ficará ainda mais gostoso quando servido com vinho chileno e massas geralmente pedem um vinho italiano.

É claro que, em se tratando de uma festa de casamento realizada no Rio de Janeiro, não podemos deixar de fora cervejas e chopes, que tendem a ser uma preferência bastante comum. Assim, comidas mais leves tendem a harmonizar com cervejas mais suaves, como as Pilsen e Lager, enquanto comidas com sabores mais fortes e encorpados combinam melhor com cervejas do tipo Ale ou IPA.

VEJA TAMBÉM:  Surpreenda os convidados do casamento com presentes de boas vindas

Agora que você já sabe como harmonizar o cardápio com as bebidas em um casamento, fica bem mais fácil tomar essas decisões quando estiver escolhendo o cardápio do evento e a carta de bebidas.

Comente!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *